terça-feira, 9 de outubro de 2007

Premiership

Hoje vou falar um pouco da liga inglesa de futebol, a Barclays Premiership, provavelmente a melhor liga do Mundo.

Como sabem aqueles que me conhecem, sou um grande fã do Liverpool mas gosto essencialmente da liga em si, do seu futebol, do público, de tudo o que o envolve, já há largos anos. Como tal, esta tem sido mais uma época em que procuro acompanhar ao máximo os jogos possível. Em relação a candidatos ao título, à partida teremos os mesmos 4 que o têm sido nos últimos anos: Liverpool, Arsenal, Man Utd e Chelsea.
Analisando um a um, principalmente em relação à época transacta, pensar-se-ía que o Chelsea iria solidificar o seu estilo de jogo, com algumas compras importantes, que o Liverpool poderia ficar bem mais forte, tendo finalmente um matador e um banco com largas opções, que o Manchester iria dar continuação à grande época que realizou e que o Arsenal poderia ser a equipa em piores lençóis, pela saída do goleador máximo, capitão e principal figura, Thierry Henry, para o Barcelona.

Agora, com 9 jornadas realizadas, os cenários são bastante distintos ao previsto. Mas vamos por partes:

- Arsenal: Início de época imparável, com 17 vitórias e 1 empate em 18 jogos. De facto, só mesmo o empate fora, a uma bola, com o Blackburn não permite aos gunners ter um registo perfeito de vitórias. Com a saída de Henry, o espaço para outras figuras brilharem é maior e há quem o ande a aproveitar, sem dúvidas. Se, por um lado, um avançado que parecia não ser fora-de-série se está a afirmar como um bom goleador (Adebayor), o que é certo é que as grandes figuras desta temporada também já o eram antes... apenas não tão preponderantes: Robin van Persie e Cesc Fabregas. Tanto um como outro têm facturado bastante, principalmente o holandês. Em 7 jogos na Liga, conta já com 5 remates certeiros, enquanto que na Champions tem 2 golos em outros tantos jogos. O espanhol, no mesmo número de jogos em cada competição, tem menos um golo que van Persie em cada uma delas, ou seja, 4 na Liga e 1 na Champions.

- Chelsea: A saída de José Mourinho vem alterar toda a conjuntura do clube londrino. O treinador português era adorado pelo público e por muitos jogadores, mas suspeita-se que alguns membros do plantel se viraram contra ele e tudo fizeram para que este fosse despedido. Apesar de tudo, a equipa tem ganho, embora já se encontre a 7 pontos do líder Arsenal. O jogador em maior destaque tem sido o habitué Frank Lampard, sendo que reforço Malouda também pegou de estaca no onze titular.

- Manchester United: Apesar de ter tido um início algo tremido, com imensas más exibições que não auguravam boas perspectivas, com dois empates e uma derrota. O que é certo é que o United soube dar a volta e, embora com as tais más exibições, uma série de quatro vitórias por 1-0, a última das quais em Alvalade, foi o suficiente para fazer a equipa ganhar mais confiança. Ronaldo reapareceu, após um castigo de 3 jogos, e continua a ser a principal figura desta equipa. Na última jornada bisou, embora um dos maiores momentos tenha sido o primeiro golo de Wayne Rooney este temporada. Nani começou a época em grande, aproveitando a ausência de Rooney e Ronaldo, mas tem vindo a perder o gás e, consequentemente, minutos de jogo. Já Anderson tem vindo em percurso inverso, pois tem jogado mais e nesta última jornada já fez uma exibição que alguns companheiros elogiaram.

- Liverpool: Os Reds destacaram-se no defeso, com muitas contratações, algumas delas importantes, como os casos de Fernando Torres, Ryan Babel e Voronin. O que é certo é que já contabilizam 4 empates na Premier League e, pior que isso, uma derrota caseira na Champions, frente ao Marselha. Confesso que esperava um pouco mais desta equipa. Nos anos anteriores têm feito sempre bons jogos mas parece que falta sempre um matador a sério, alguém que "meta a bola lá dentro". Torres, com 4 golos em 8 jogos, e Voronin, com 3 golos em 7 jogos, têm sido os mais eficazes da equipa. Algo não está bem e Benitez tem de o corrigir, pois já são 6 os pontos que os separam dos gunners.

Para quem, como eu, é apreciador desta competição, e embora já parta com algum atraso, aconselho:

http://fantasy.premierleague.com/

Sem comentários: